Pular para o conteúdo principal

Subestação

A subestação elétrica é parte de um sistema de energia no qual a tensão é transformada de alta para baixa ou de baixa para alta para transmissão, distribuição, transformação e a ligação desses pontos terminais, etc. Os principais componentes de uma subestação elétrica são os transformador de potência, disjuntor, barramento, isolador, pára-raios são os principais componentes de uma subestação elétrica.
       Durante o percurso da eletricidade entre as usinas e as cidades, a eletricidade passa por diversas subestações, onde aparelhos chamados transformadores aumentam ou diminuem a sua tensão.


Subestação elevadora – Geralmente está localizada perto das unidades geradoras de eletricidade e tem como objetivo elevar o nível da tensão e diminuir a intensidade da corrente. Por exemplo, em uma usina, a tensão é 18 kV, valor que, antes de seguir para a linha de transmissão, é elevado na subestação para 750 kV.
Subestação abaixadora – É responsável por reduzir o nível da tensão e aumentar a intensidade da corrente elétrica. As subestações abaixadoras estão situadas em diferentes pontos estratégicos durante a transmissão da usina até o consumidor final, ficando próximo ao consumidores que vai utilizar a energia eletricidade. É nesse tipo de subestação que, por exemplo, a tensão de 750 kV diminui a níveis em torno de 13,8 kV. 



Postagens mais visitadas deste blog

Vara de manobra

A Vara de manobra  serve para uso das equipes de restabelecimento da energia elétrica, a manutenção de linhas de rede elétricas e subestações, nas atividades de manobra de redes e equipamentos, com cabeçote universal, presilha de segurança que fica ponta na vara de manobra . A vara de manobra é dispositivo para abertura em carga, onde as equipes faz a detecção de tensão, na rede elétrica e desligam as chaves fusíveis da rede elétrica com a vara de manobra .     A vara de manobra é composto por elemento que compõe a sua extremidade superior  vara de manobra fornecida normalmente com cabeçote, suportes universais de alumínio, que além de ser adequado ao uso de ferramentas para abertura de chaves corta circuito em carga, permite o acoplamento de cabeçotes de manobra e uma série de ferramentas universais.     Existe outros tipos de vara de manobra como por exemplo o Bastão de Amarração, Bastão tração de Torniquete, Bastão de Regate, Bastão Isolante, B...

NR 10

A  NR 10   ou  ( Norma Regulamentadora de   N°  10 )    objetivo garantir a segurança  dos trabalhadores que se interagem com instalações e serviço em eletricidade diacordo com a norma.      Estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e preventivos, com o objetivo de garantir a segurança dos trabalhadores, quem lidam direta ou indiretamente  com os serviços ligado a eletricidade.      A  NR 10  é aplicada na geração,transmissão,distribuição e consumo, incluindo as etapas de projetos, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados na sua proximidades.     Segundo a Norma o prontuário de instalações elétricas se tornou obrigatório para empresas com carga instalada superior a 75 kW a partir da  Norma Regulamentadora  –  NR 10 . Além dos sistema de aterrament...

Capacitor

O Capacitor é componentes eletrônicos que armazenam energia elétrica. Porem não tem a mesma capacidade de duração como as pilhas. Há diversos tipos de capacitores dependendo material e da tecnologia de fabricação. Existem capacitores de cerâmica, poliéster, tântalo, mica, teflon, alumínio, etc. E até capacitores que contem óleo em sua composição. Os formato também variam bastante eles podem ser de formatos, chatos, cilíndricos, quadrados, SMD de vários tamanhos e até em outros formatos menos convencionais.