Pular para o conteúdo principal

Transformador

O Transformador é um dispositivo que transfere corrente atual de um circuito para outro, geralmente pelo princípio de indução mútua. Durante este processo, a frequência permanece constante enquanto a tensão pode ser aumentada ou diminuída de acordo com a necessidade.
          Esta transferência de eletricidade ocorre com a ajuda de duas bobinas. Uma delas é conhecida como bobina primária, que é conectada a uma fonte de corrente alternada. O outro é conhecido como a bobina secundária e está conectado a um circuito externo, é a estrutura básica do transformador.

  • Transformador Elevador 
             O objetivo do transformador elevador é elevar a tensão ou seja subir a tensão para uma maior ainda. Os transformador elevador existem próximo a usina elétrica os transformador elevador são muito grande o seu tamanho e sua largura. No transformador elevador existem mais espiras de cobre ou também chamadas bobinas elas ficam enroladas dentro do transformador como si fosse um carretel.

  • Transformador Baixador 
             O objetivo do transformador baixador é abaixar a tensão elétrica  de 380V á 220V. Os transformador baixador eles existem nas subestação que baixa a tensão de 380V, para as industrias que consomem esse quantidade de tensão elétrica, os transformadores na subestação tem um tamanho médio. Tem também os transformadores nos postes elétricos próximo as residencias e condomínios esse transformador tem tamanho pequeno, onde seu objetivo baixar a tensão para 220V. Dentro dele tem menos espiras de cobre se for comparado um transformador elevador  portanto o transformador baixador contem menos bobina e por isso consegue uma tensão menor.



Postagens mais visitadas deste blog

NR 10

A  NR 10   ou  ( Norma Regulamentadora de   N°  10 )    objetivo garantir a segurança  dos trabalhadores que se interagem com instalações e serviço em eletricidade diacordo com a norma.      Estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e preventivos, com o objetivo de garantir a segurança dos trabalhadores, quem lidam direta ou indiretamente  com os serviços ligado a eletricidade.      A  NR 10  é aplicada na geração,transmissão,distribuição e consumo, incluindo as etapas de projetos, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados na sua proximidades.     Segundo a Norma o prontuário de instalações elétricas se tornou obrigatório para empresas com carga instalada superior a 75 kW a partir da  Norma Regulamentadora  –  NR 10 . Além dos sistema de aterrament...

Disjuntor

O disjuntor é um dispositivo essencial no mundo moderno e um dos mais importantes dispositivo de segurança para residência. Quando constantemente  em um prédio tem muita corrente fluindo, através das fiação nos condutores elétrico, esses dispositivo simples cortam a energia até que alguém consiga resolver o problema. Sem disjuntores (ou a alternativa, fusíveis ), a eletricidade doméstica seria impraticável devido ao potencial de incêndios e outros danos resultantes de problemas simples de fiação e falhas de equipamento.    Os disjuntores e fusíveis controlam a corrente elétrica e como eles cortam a energia quando os níveis atuais ficam muito altos. O disjuntor é uma solução incrivelmente simples para um problema potencialmente fatal.    Toda vez que na fiação elétrica seja ela residencial ou predial tem muita corrente fluindo através dele do disjuntor , esses dispositivos elétrico simplesmente cortam a energia até que alguém cons...

Capacitor

O Capacitor é componentes eletrônicos que armazenam energia elétrica. Porem não tem a mesma capacidade de duração como as pilhas. Há diversos tipos de capacitores dependendo material e da tecnologia de fabricação. Existem capacitores de cerâmica, poliéster, tântalo, mica, teflon, alumínio, etc. E até capacitores que contem óleo em sua composição. Os formato também variam bastante eles podem ser de formatos, chatos, cilíndricos, quadrados, SMD de vários tamanhos e até em outros formatos menos convencionais.