Pular para o conteúdo principal

Voltímetro

O voltímetro, também conhecido como medidor de tensão, é um instrumento usado para medir a diferença de potencial, ou tensão, entre dois pontos em um circuito elétrico ou eletrônico. Alguns voltímetros destinam-se a uso em circuitos de corrente contínua (DC); outras são projetadas para circuitos de corrente alternada (AC). Voltímetros especializados podem medir a tensão de radiofrequência (RF).

Um voltímetro analógico básico consiste de um galvanômetro sensível (medidor de corrente) em série com uma alta resistência. A resistência interna de um voltímetro deve ser alta. Caso contrário, ele atrairá uma corrente significativa e, portanto, perturbará a operação do circuito sob teste. A sensibilidade do galvanômetro e o valor da resistência em série determinam a faixa de tensões que o medidor pode exibir.

Um voltímetro digital mostra a voltagem diretamente como números. Alguns desses medidores podem determinar valores de tensão para vários valores significativos. Os voltímetros laboratoriais práticos têm intervalos máximos de 1000 a 3000 volts (V). A maioria dos voltímetros fabricados comercialmente tem várias escalas, aumentando em potências de 10; por exemplo, 0-1 V, 0-10 V, 0-100 V e 0-1000 V.

Um osciloscópio pode ser usado para medir baixas tensões; o deslocamento vertical corresponde à tensão instantânea. Os osciloscópios também são excelentes para a medição de tensões de pico e pico-a-pico em aplicações de CA e RF. Voltímetros para medir altas diferenças de potencial requerem sondas reforçadas, fiação e isoladores.

O multímetro que mede varias grandezas elétricas, também faz a medição valor da voltagem elétrica.



Postagens mais visitadas deste blog

NR 10

A  NR 10   ou  ( Norma Regulamentadora de   N°  10 )    objetivo garantir a segurança  dos trabalhadores que se interagem com instalações e serviço em eletricidade diacordo com a norma.      Estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e preventivos, com o objetivo de garantir a segurança dos trabalhadores, quem lidam direta ou indiretamente  com os serviços ligado a eletricidade.      A  NR 10  é aplicada na geração,transmissão,distribuição e consumo, incluindo as etapas de projetos, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados na sua proximidades.     Segundo a Norma o prontuário de instalações elétricas se tornou obrigatório para empresas com carga instalada superior a 75 kW a partir da  Norma Regulamentadora  –  NR 10 . Além dos sistema de aterrament...

Disjuntor

O disjuntor é um dispositivo essencial no mundo moderno e um dos mais importantes dispositivo de segurança para residência. Quando constantemente  em um prédio tem muita corrente fluindo, através das fiação nos condutores elétrico, esses dispositivo simples cortam a energia até que alguém consiga resolver o problema. Sem disjuntores (ou a alternativa, fusíveis ), a eletricidade doméstica seria impraticável devido ao potencial de incêndios e outros danos resultantes de problemas simples de fiação e falhas de equipamento.    Os disjuntores e fusíveis controlam a corrente elétrica e como eles cortam a energia quando os níveis atuais ficam muito altos. O disjuntor é uma solução incrivelmente simples para um problema potencialmente fatal.    Toda vez que na fiação elétrica seja ela residencial ou predial tem muita corrente fluindo através dele do disjuntor , esses dispositivos elétrico simplesmente cortam a energia até que alguém cons...

Capacitor

O Capacitor é componentes eletrônicos que armazenam energia elétrica. Porem não tem a mesma capacidade de duração como as pilhas. Há diversos tipos de capacitores dependendo material e da tecnologia de fabricação. Existem capacitores de cerâmica, poliéster, tântalo, mica, teflon, alumínio, etc. E até capacitores que contem óleo em sua composição. Os formato também variam bastante eles podem ser de formatos, chatos, cilíndricos, quadrados, SMD de vários tamanhos e até em outros formatos menos convencionais.